Sobre a SBMGC

A Semana da Biologia Marinha e do Gerenciamento Costeiro (SBMGC) é um evento anual que acontece desde 2003, organizado por alunos de graduação em Ciências Biológicas com auxílio de professores do Instituto de Biociências do Campus Experimental do Litoral Paulista (IB-CLP/UNESP). Acreditamos que a execução desse evento em nossa região tem importância fundamental para expor pesquisas acadêmicas e de extensão, assim como o ensino, desenvolvidos no IB-CLP e outras universidades dos arredores.

Nosso evento é composto por diversas atividades, como minicursos, palestras, mesas redondas, espaços de discussão e oficinas, além de concursos de fotografia, de ilustração científicas e estandes de comunicação científica e vendas. Simultaneamente à SBMGC, sediamos também o Colóquio de Incentivo à Pesquisa, no qual participantes podem apresentar seus trabalhos.

Os temas das palestras e minicursos são escolhidos mediante pesquisa de interesse do público alvo, de acordo com as avaliações e propostas dos anos anteriores. As palestras têm duração máxima de 1 hora e 30 minutos, os minicursos têm carga horária de 8 horas, divididas em 2 dias. Serão realizadas também 3 mesas-redondas ao longo da semana com duração máxima de 2 horas cada. Os participantes poderão compartilhar artisticamente suas experiências através do Concurso de Fotografias e de Ilustrações, tanto geral quanto científica.

Também é disponibilizado espaço para estandes correspondentes a projetos, ONGs, entre outros. As oficinas são ministradas por alunos do Campus e profissionais da área e visam repassar experiências de novas técnicas, fazendo do aprendizado um prazer.

O evento tem o caráter de congregação das diferentes instâncias e níveis acadêmicos presentes no Campus, sendo elas graduação em Ciências Biológicas bacharelado (integral) e licenciatura (noturno).

Todas as atividades oferecidas pela SBMGC serão promovidas por profissionais e pesquisadores de destaque em sua área de atuação de maneira que os mesmos contribuam com recentes experiências a respeito da área abordada.

Em suma, a XIX Semana da Biologia Marinha e Gerenciamento Costeiro da UNESP - IB/CLP dará continuidade a um trabalho de extrema relevância para o ensino, pesquisa e extensão, visando proporcionar sempre a melhor experiência a todos os participantes.

UNESP IB-CLP

A atuação da UNESP na Baixada Santista foi uma decisão interna da Universidade, a partir de um projeto elaborado por um grupo de docentes. A proposta de criação de uma Unidade Universitária nesta região iniciou-se em 1988 como um Projeto Especial da Reitoria, com recursos orçamentários da própria UNESP, e evoluiu para sua institucionalização em fevereiro 1994, na forma de Unidade Complementar. Nasce, então, o CEPEL - Centro de Ensino e Pesquisa do Litoral Paulista.

A criação do CEPEL, no município de São Vicente, constituiu-se na primeira experiência de atuação de uma universidade pública na Baixada Santista. Contando com uma sede inaugurada em 1993 e quadro de pessoal próprio, o CEPEL dedicou-se a atuar de maneira mais consistente na área de Educação (formação permanente de professores e educação ambiental), Saúde Pública (cursos de atualização) e apoio às atividades dos docentes das demais Unidades Universitárias da UNESP que desenvolviam projetos na região.

Posteriormente, por decisão do Conselho Universitário da UNESP, através da Resolução n° 25/99, o CEPEL deixou de ser uma Unidade Complementar e foi guindado à condição de Campus Universitário, aprofundando e ampliando sua presença na região.

No ano de 2001, dentro do programa criado para aumentar o número de vagas disponíveis nos cursos de graduação do ensino público superior, foi aprovada pelo Conselho Universitário da UNESP a implantação do Curso de Ciências Biológicas - Bacharelado com Habilitações em Biologia Marinha e Gerenciamento Costeiro - no Campus do Litoral Paulista (CLP/SV). Este foi o primeiro curso de graduação de uma Universidade Pública implantado na região da Baixada Santista.

O curso teve início no ano de 2002, com 40 vagas, no período diurno, e é um dos mais procurados entre os cursos de Ciências Biológicas oferecidos pela UNESP.

Em 2006, atendendo a numerosas solicitações, e de acordo com a política do governo estadual de promover maior incremento do ensino superior público, a UNESP novamente expande seu raio de ação e cria os Campus Experimentais. O Campus do Litoral Paulista - Unidade São Vicente (CLP/SV) passa a ser denominado Campus Experimental do Litoral Paulista (CLP), compondo junto com Dracena, Itapeva, Ourinhos, Registro, Rosana, Sorocaba e Tupã, as Universidades Experimentais.

A inauguração da Central de Laboratórios I, em 2011, impulsionou a pesquisa no CLP e, para sistematizá-la, foram consolidadas as quatro linhas de pesquisa: (1) Bioquímica, biologia molecular e moléculas biologicamente ativas; (2) Biologia de organismos aquáticos, ripários e costeiros; (3) Biologia populacional, pesqueira e aquicultura sustentável e (4) Processos ecossistêmicos e gestão de ecossistemas aquáticos.

Em 2012, dentro do programa de expansão de vagas proposto pela Pró-Reitoria de Graduação, foi implantado o curso de Ciências Biológicas - Licenciatura, com 40 vagas no período noturno, que teve início em 2013. Em 2015, o Câmpus do Litoral Paulista foi consolidado, deixando de ser uma Unidade Experimental e tornando-se o Instituto de Biociências (IB). Com isso, o Câmpus passa a apresentar elevado potencial de crescimento através do estabelecimento de novas parcerias com Secretarias de Estado, Instituições Governamentais, ONGs, e com outras Unidades da Unesp.

Local

UNESP - Instituto de Biociências do Câmpus do Litoral Paulista

Endereço: Praça Infante Dom Henrique, s/n, Parque Bitarú, São Vicente - SP